Nascido na cidade paulista de Franca em 1914,
Abdias Nascimento, apesar da família pobre consegue se formar em contabilidade no ano de 1929. No ano seguinte se muda para a capital do Estado, com apenas 15 anos de idade, momento em que começa a se engajar na luta contra o racismo, fato que o leva a participar da Frente Negra Brasileira, importante instituição na luta contra a discriminação sofrida pelos negros. Em 1938 organiza o Congresso Afro-Campineiro e em 1944 funda o Teatro Experimental do Negro. Também é um dos responsáveis pela criação de políticas públicas de reparação para os afrodescendentes, além de conseguir instituir o crime de discriminação racial.
Abdias Nascimento foi o primeiro deputado federal afro-brasileiro a dedicar seu mandato contra o racismo e como senador da República continua com sua luta.
Na próxima segunda-feira, 17 de março, haverá o lançamento do documentário sobre a trajetória do movimento negro no século 20 com destaque na história do escritor e professor Abdias Nascimento, filme com direção de Antônio Olavo. Na ocasião Abdias Nascimento receberá o título Doutor Honoris Causa pela UNEB. O evento acontece na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 19h30, somente para convidados.
Obras Publicadas:
O quilombismo, 2ª ed. Brasília/Rio de Janeiro: Fundação Cultural Palmares/ OR Produtor Editor, 2002
O Brasil na Mira do Pan-Africanismo. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais/Editora da Universidade Federal da Bahia EDUFBA, 2002
Orixás: os Deuses Vivos da África/ Orishas: the Living Gods of Africa in Brazil. Rio de Janeiro/ Philadelphia: Intituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros/ Temple University Press, 1995.
A Luta Afro-Brasileira do Senado. Brasília: Senado Federal, 1991.
Povo Negro: A sucessão e a “Nova República”. Rio de Janeiro: Ipeafro, 1985.
Jornada Negro-Libertária. Rio de Janeiro: Ipeafro, 1984.
Axés do Sangue e da Esperança: Orikis. Rio de Janeiro: Achiamé e RioArte, 1983. (Poesia.)
Sitiado em Lagos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
Sortilégio II: Ministério Negro de Zumbi Redivivo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Peça de teatro.)
O Genocídio do Negro Brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
Sortilégio (mistério negro). Rio de Janeiro: Teatro Experimental do Negro, 1959. (Peça de teatro.)